O grupo Mídia & Música Popular Massiva tem como proposta a elaboração de uma metodologia para análise e interpretação dos aspectos midiáticos da música. Considera música popular massiva um campo de expressões musicais associadas às novas técnicas de produção, armazenamento e circulação dos bens culturais, surgido no início do século XX.
Aborda a música produzida no contexto midiático e para isso leva em conta a interação entre o estudo de aspectos sonoros, lógicas mercadológicas da indústria fonográfica, suportes de circulação e os diferentes modos de execução e audição relacionados a essa estrutura.
Os gêneros musicais, as performances implícitas na apropriação da música e os aspectos sonoros dos produtos são mobilizados para entender a produção de sentidos na música popular massiva, associando elementos internos e contextuais numa perspectiva comunicacional.
O grupo é vinculado ao Laboratório de Análise dos Gêneros Musicais e da Canção Popular Massiva. Tem financiamento do CNPq, da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (editais Universal e Infra-Estrutura) e conta ainda com a alocação de uma bolsa de apoio técnico do CNPq. Reúne bolsistas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, além de estudantes de graduação e pós-graduação.